REMPE contabiliza mais de 7 mil empresas no país
Mais de 7.650 empresas foram entrevistadas em todo país, no âmbito do processo de Recenseamento de Empresas e Estabelecimentos (REMPE), em curso desde Março último, anunciou nesta quinta-feira, em Luanda, o director-adjunto do Instituto Nacional de Estatística (INE), Paulo Fonseca.
Ao intervir no habitual Briefing Bissemanal do Ministério da Economia e Planeamento (MEP), sublinhou que o recenseamento tem a sua conclusão prevista para a primeira quinzena deste mês.
Neste momento, decorre a recolha de informação, com 65 equipas diárias no campo, com 30 entrevistas por equipa de quatro recenseadores.
O processo decorre em três fases, sendo que a primeira teve apenas lugar em Luanda, com o registo, até finais de Julho 2020, de 48 mil empresas e estabelecimentos, seguindo-se, posteriormente nas demais 17 províncias, desde o mês de Agosto.
O objectivo do censo é permitir que as informações das empresas e estabelecimentos estejam disponíveis no ficheiro único de empresa, de modo a assessorar e ajudar na tomada de decisão do Ministério da Economia e Planeamento.
Outro recenseamento é o agro-pecuário, cujo processo levou 18 meses para a sua preparação, que numa primeira fase a recolha em mais de 25 mil aldeias e 3.200 zonas urbanas e periurbanas, totalizando 312 mil entrevistas já realizadas, representando 63%, ou seja, 197 mil.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...