Morreu antigo secretário-geral da ONU
O antigo secretário-geral das Nações Unidas Javier Perez de Cuellar morreu na quarta-feira aos 100 anos, anunciou o filho.
“O meu pai morreu após uma semana complicada. Morreu às 20h09 (1h09 de quinta-feira em Luanda) e descansa em paz”, disse o filho Francisco Perez de Cuellar à emissora peruana RPP News.
O antigo secretário-geral da ONU, que ocupou o cargo até 1991, morreu em casa devido a causas naturais, acrescentou.
Javier Pérez de Cuellar, que foi o primeiro latino-americano a ocupar o cargo de secretário-geral da ONU, completou 100 anos, a 19 de Janeiro. O também antigo primeiro-ministro do Peru estava afastado da vida pública há vários anos devido ao delicado estado de saúde.
Perez de Cuellar ocupou várias delegações diplomáticas do Peru em todo o mundo, antes de ser eleito secretário-geral da ONU em 1982. Em 1995 foi candidato à presidência do país.
Quando Javier Pérez de Cuellar completou 100 anos, o actual secretário-geral da ONU, António Guterres, saudou o diplomata peruano com “orgulho e alegria”. Na carta, Guterres sublinhou ainda que Pérez de Cuellar alcançou os históricos Acordos de Paz de El Salvador e que, ainda hoje, utiliza o exemplo do peruano para se inspirar e guiar no cargo que agora ocupa.
O velório decorrerá na sexta-feira na sede do Ministério das Relações Exteriores do Peru, antes do enterro com honras de chefe de Estado no cemitério Presbitero Maestro, em Lima, com a presença do presidente do Peru, Martín Vizcarra.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública