Rússia anuncia primeira vacina contra a covid-19
A Rússia tornou-se hoje o primeiro país do mundo a registar uma vacina contra o novo coronavírus, anunciou o presidente russo, Vladimir Putin, acrescentando que uma das suas filhas já foi vacinada.
De acordo com o chefe de Estado, a vacina russa é "eficaz" e superou todas as provas necessárias assim como permite uma "imunidade estável" face ao covid-19.
Putin acrescentou que uma das duas filhas já recebeu uma dose da vacina e está a sentir-se bem.
As autoridades russas já haviam anunciado que os profissionais de saúde, professores e outros grupos de risco serão os primeiros a serem inoculados.
No entanto, muitos cientistas no país e no estrangeiro questionaram a decisão de registar a vacina antes de os cientistas completarem a chamada Fase 3 do estudo.
Essa fase por norma demora vários meses e envolve milhares de pessoas e é a única forma de se provar que a vacina experimental é segura e funciona.
Na segunda-feira, o director-geral da OMS afirmou que os próximos três meses serão cruciais para acelerar a investigação de vacinas para a covid-19 e alertou que faltam pelo menos 90 mil milhões de dólares do investimento total necessário.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’