ANGOLA GROWING
GESTÃO EMPRESARIAL

Seis CEOs de renome internacional com características comuns

31 Jul. 2017 António Nogueira Gestão

CARREIRA. Todos eles alcançaram o topo do mundo dos negócios, hoje têm status de quase celebridades, forjam novas ideias e produtos e moldaram a forma como vivemos.

20562647 785632998228519 1769563785 n

Steve Jobs, Mark Zuckerberg, Jeff Bezos, Elon Musk, Warren Buffet e Richard Branson são garantidamente alguns dos nomes que para aqui devem ser chamados. Mas, na verdade, o que eles têm em comum? Todos eles alcançaram o topo do mundo dos negócios, hoje têm status de quase celebridades, forjam novas ideias e produtos e moldaram a forma como vivemos. Quando especialistas estudam líderes excepcionais, conseguem apontar algumas características que parecem acompanhar o sucesso, como mostrou, num estudo recentemente divulgado, a revista Inc., especializada em matérias sobre gestão de empresas.

PODER DE DECISÃO

Uma das características então realçadas, no artigo em causa, tem que ver com o poder de decisão que é transversal aos seis CEOs. Diz o artigo que tomar decisões claras e rapidamente é melhor que demorar para tomar decisões perfeitas.

“Actualmente, essa regra vale mais do que nunca. O mundo se move a um ritmo frenético. Como mostraram os eventos recentes vividos pela United Airlines, as empresas (e os seus respectivos líderes) precisam reagir rapidamente para lidar com reclamações de consumidores”, acrescenta o estudo.

A análise lembra que é preciso entender que, nesse ponto, o tempo é um inimigo. Talvez não houvesse problema esperar uma semana ou duas para responder a um incidente similar ao vivido pela United em 1975. Mas em 2017, a informação é compartilhada em segundos com todo o mundo. Os melhores CEOs tomam decisões rapidamente e com convicção.

“Estipule um prazo, converse com seus conselheiros e colegas e tome uma decisão baseada na melhor informação que você tenha disponível”, aconselha o estudo.

PREPARE-SE PARA O IMPACTO

Outro conselho realçado no estudo, e que parece ser também uma característica comum nos CEOs acima descritos, refere que “ser um CEO é entender como é ser um líder efectivo e inspiracional. Você pode ser a pessoa mais inteligente do mundo, mas, se você não conseguir atrair os demais para uma causa, será difícil ter sucesso como CEO”. Nem todo mundo é um líder natural. Algumas pessoas precisam trabalhar nisso, e não há problema nisso. Primeiro, entenda o que os seus accionistas realmente querem (as prioridades) e siga em frente com foco em entregar os resultados, aconselha o estudo. O memso que adverte ainda aos CEOs a “deixar claro às pessoas que elas são importantes no processo e que farão parte da vitória. Afinal, negócios são esforços de equipa, e os melhores CEOs sabem como incentivar a acção colectiva e a busca pelo bem comum”.

“Mas lembre-se também de não evitar os conflitos a qualquer custo. Às vezes, o conflito é necessário na busca por negócios globais e desempenho excelente”.

ADAPTE-SE PROACTIVIDADE

Ainda que os CEOs sejam responsáveis por assegurar o sucesso no presente, os melhores líderes têm atenção firme no amanhã. Muitos costumam usar a palavra “visionário” para descrever essas características.

“De facto os melhores CEOs são aqueles que conseguem prever e moldar o futuro”, considera o estudo da revista Inc., que no entanto aconselha ao uso da dica de Steve Jobs que apela aos gestores a gastar 50% do seu tempo focados em objectivos de longo prazo.

Afinal, as metas de curto e médio prazo normalmente já estão estabelecidas (e as pessoas já estão a trabalhar nelas). Esta estratégia, segundo a revista especializada em gestão de empresas, permite que você melhore sua percepção das mudanças e consiga criar mais oportunidades para movimentos importantes.

Lembre-se que os melhores CEOs também lidam com erros. Como diz Elon Musk: “O fracasso é uma opção aqui. Se as coisas não estão a falhar, não há inovação suficiente”. O importante é saber aprender com o fracasso e como passar a mensagem à sua equipa.

ENTREGUE DE FORMA CONFIÁVEL

A última peça do quebra-cabeças pode não parecer grande coisa, mas é surpreendente quantos CEOs falham em entregar as promessas mais simples. “Antes de fazer qualquer coisa, certifique-se de que é possível entregar seus objectivos de forma confiável e consistente”, recomenda o estudo da Inc, realçando ainda que os “funcionários confiam em líderes previsíveis. Os seres humanos buscam ambientes em que se sentem seguros e confortáveis”.

“Isso não significa que você precisa ficar na zona de conforto. Assuma riscos. Mas lembre-se, quando se tratar do básico (comunicação corporativa, disponibilidade à equipa e objectivos financeiros básicos), tenha certeza de que você conseguirá alcançar os seus objectivos, e mantenha um grau de confiança que vai motivar a sua equipa”, concluiu o estudo.