Shoprite de Benguela suspensa por vender produtos expirados e em mau estado de conservação
O supermercado Shoprite de Benguela foi suspenso pela Autoridade Nacional de Inspecção Económica e Segurança Alimentar (ANIESA) por cometer diversas irregularidades.
De acordo com a ANIESA, foram encontradas nesse supermercado diversas quantidades de produtos expirados para serem vendidos, produtos sem data de caducidade e em mau estado de conservação e ainda publicidade enganosa.
A suspensão da loja foi feita, na semana passada, e os responsáveis do grupo foram intimados a comparecer na brigada da ANIESA em Benguela para “reporem a “situação”. “Foram ouvidos em audiência prévia e deverão informar as irregularidades e será passível de uma multa”, informou Osvaldo Lemos, mas sem adiantar o valor da penalização.
De acordo com o balanço da autoridade inspectiva de Outubro a Novembro, outro supermercado do grupo na Huíla também teve diversas irregularidades detectadas. Na Shoprite da Huíla, foram encontrados produtos em mau estado de conservação e sem data de caducidade.
O Valor Económico contactou um alto responsável da Shoprite que não quis identificar-se, mas assegura que tudo está a ser feito para que a loja seja reaberta.
Não é a primeira vez que lojas do grupo sul-africano são suspensas por irregularidades. O ano passado uma das lojas de Luanda teve a sua actividade interrompida por um dia.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública