APP VE
Concerto marcado para 27 deste mês, em Luanda

‘Show do Mês’ homenageia Ruy Mingas

ESPECTÁCULO. Homenagem numa altura em que o músico está prestes a celebrar 80 anos de idade. Concerto está marcado para sábado (27), no CCB, pelas 20 horas. Músicos chamados a interpretar as suas canções foram escolhidos a dedo e têm Ruy Mingas como influência.

‘Show do Mês’ homenageia Ruy Mingas

57485930 804479766596436 2003584793131876352 n

Carlitos Vieira Dias, José Kafala, Daniel Nascimento, Kizua Gourgel, Dodó Miranda, Sandra Cordeiro, Edzila, Os Lírikus, Gari Sinedima e Toty Sa’Med são os músicos seleccionados para homenagear o ‘grande’ músico Ruy Mingas, num concerto intitulado ‘Cantar Ruy Mingas’, marcado para 27 de Abril (sábado), no Centro de Conferências de Belas (CCB), em Luanda, a partir das 20 horas.

Em vésperas de celebrar 80 anos de vida, Ruy Mingas vai receber uma homenagem, numa organização da produtora Nova Energia. Nelson Cantos, porta-voz do projecto, justifica a escolha dos músicos por estes se identificarem com o género musical e o conceito do ‘Show do Mês’, bem como aqueles que ao longo da carreira sempre interpretaram ou foram influenciados pelas canções de Ruy Mingas.

A noite vai certamente ficar marcada por um conjunto de emoções, com música de Ruy Mingas e os poemas de escritores angolanos como Viriato da Cruz, Manuel Rui e Agostinho Neto. Nelson Cantos revela que foi “muito difícil” escolher o reportório, mas que a selecção das músicas acabou por recair nas “várias fases da sua carreira”.

O porta-voz “não sabe” se o próprio Ruy Mingas vai cantar na noite de sábado, mas garantiu que o músico “gostou muito da ideia” de ser homenageado e mostrou-se “totalmente disponível” para abraçar a iniciativa. Os bilhetes custam 14 mil kwanzas e estão à venda no hotel Royal Plaza, em Luanda.

Um ‘astro’da música angolana

Ruy Alberto Vieira Dias Rodrigues Mingas nasceu a 12 de Maio de 1939, em Cabinda. Foi ministro dos Desportos e embaixador de Angola em Portugal. No tempo colonial, praticou atletismo, chegando a ser campeão de salto em altura e 110 m barreiras, pelo Benfica.

A primeira participação artística, fora de Angola, aconteceu no programa televisivo Zip-Zip, na altura pela único canal português. Aparece no primeiro disco do programa com a canção ‘Ixi Ami’ (Minha Terra)’. Ruy Mingas pertence a uma família de influentes músicos angolanos e de famílias tradicionais de Angola. Do tio Liceu Vieira Dias aprendeu o ritmo e uma nova maneira de interpretar a música angolana. Depois, desenvolveu a sua própria sonoridade e influenciou outro grande músico angolano, por sinal irmão, André Mingas. Ruy Mingas é ainda autor do hino nacional, escrito por Manuel Rui Monteiro.

Através das canções, Ruy Mingas denunciou as atrocidades do sistema colonial, ficando célebres canções de poemas de Agostinho Neto, Viriato da Cruz, António Jacinto, entre outros. Destas, destacam-se ‘Quem tá gemendo’, ‘A hora da partida’. Outras músicas, como ‘Meninos do Huambo’ e ‘Muxima’ atingiram estatuto internacional. Em 2006, voltou a gravar um disco, a que chamou ‘Memória’, com as músicas mais famosas do seu reportório.