Girabola Zap
Banco BAI
REALIZA AINDA ESTE MÊS A TERCEIRA OPERAÇÃO

Sonangol apostada no transporte ferroviário de gás

06 Oct. 2016 Sem Autor País

A Sociedade Nacional de Combustíveis (Sonangol) informou que vai realizar ainda este mês a terceira transportação ferroviário de gás butano, no eixo Lobito/Luena, através do Caminho-de-Ferro de Benguela (CFB).

A concecionária refere, em comunicado de imprensa, que o recurso ao caminho-de-ferro “vai proporcionar” a redução de custos, maior segurança, eficiência operacional, assim como o aumento da oferta de gás no interior, inclusive às mais recônditas.

Com o aumento da oferta de gás nestas regiões evita o abate de árvores para o fabrico de lenha e de carvão vegetal nas comunidades, o que contribui na preservação do ambiente, de acordo com o documento.

O projecto permitirá igualmente à Sonangol potenciar, em parceria com as entidades do sector ferroviário do país, as infra-estruturas afins. Segundo a nota, a Sonangol reafirma o propósito de continuar a elevar o projecto em estrito cumprimento dos padrões internacionais e dos requisitos técnicos definidos pelo Decreto Executivo Angolano nº 190/08 (Regulamento sobre o Transporte de Gases Combustíveis por via Ferroviária).

A Sonangol realizou o primeiro transporte de LPG (Gás Natural Líquido) por via férrea em Agosto ultimo, tendo os vagões cisternas partido da estação dos Caminhos de Ferro do Lobito com destino ao Luena.

O primeiro transporte decorreu sem qualquer anomalia, à semelhança do que aconteceu com a segunda operação, em Setembro, e que seguiu o mesmo percurso, de acordo com a nota.

A Sonangol tem em perspectiva a expansão do transporte de LPG por via férrea em outros dois eixos, nomeadamente Luanda/Malanje e Namibe/Menongue.

X