Sonangol e BP acordam reforço de produção
O presidente do conselho de administração da Sonangol, Carlos Saturnino e pelo presidente do grupo BP, Bob Dudley, assinaram ontem, 17, em Luanda, dois acordos que vão permitir desenvolver o projecto Platina e estender a exploração de petróleo do Bloco 18, e um memorando para o início das discussões sobre financiamento e construção do terminal de armazenamento de refinados da Barra do Dande.
O acordo de extensão da licença de produção no projecto Grande Plutónio, no Bloco 18, até 2032, sujeito à aprovação do Governo, permitirá à Sonangol Pesquisa e Produção e ter 8 % de participação no referido bloco. Hoje, este bloco tem como accionistas a BP (operador) com 50% e a Sonangol Sinopec Internacional Limited, também com 50%.
O campo Platina, descoberto em 1999, localiza-se a uma profundidade de água de aproximadamente mil e 300 metros e será desenvolvido através de uma ligação submarina ao navio de produção, armazenamento e transbordo FPSO Grande Plutónio.
O projecto Platina será o primeiro novo desenvolvimento operado pela BP em Angola, desde o início da produção do projecto PSVM (Plutão, Saturno, Vénus e Marte) no Bloco, em 2013.
Os acordos agora assinados, abre-se caminho para que o investimento planeado para o desenvolvimento de Platina tenha lugar no segundo trimestre de 2019, enquanto a primeira produção está prevista para finais de 2021 e início de 2022.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações