GARANTE REDUZIR GASTOS ANUAIS DE 60 PARA 6 MILHÕES DE DÓLARES

Sonangol troca cabazes por cartões de consumo Kero e Candando

24 Nov. 2016 Economia / Política

A Sonangol troca de formato de entrega de cabazes de natal para atribuição de cartões de consumo a cada colaborador, que poderão ser utilizado nos supermercados Kero e Candando, seleccionados por concurso público. Com esta gestão, a petrolírea estatal garante uma "redução significativa" no valor de 60 milhões de dólares por ano gastos em cabazes, para cerca de 6 milhões de dólares, pagos este ano.

A petrolífera justifica, em comunicado, que "considerando a realidade actual do país", "situação vulnerável e adversa, marcada por grandes dificuldades que obrigam todos na Sonangol a assumir desafios acrescidos", e também com o objectivo de "proporcionar uma oferta mais alargada de bens, uma maior comodidade na sua aquisição e, muito importante, a liberdade de escolha dos produtos, por parte de cada pessoa".

A decisão de substituir o cabaz físico pelo cartão de consumo, "permitiu gerar poupanças e mais-valias significativas, já que elimina os custos associados ao transporte, à logística, ao armazenamento e ao processo de distribuição de cabazes, ao mesmo tempo que evita quebras e perdas de produtos, garantindo a integridade da chegada dos mesmos até ao consumidor final." esclarece.

Destaca ainda que o cartão abrange a aquisição de bens alimentares e não-alimentares, têxteis, mobiliário, electrodomésticos, brinquedos, aparelhos de electrónica, consultas de óptica e medicamentos. "Esta proposta oferece, assim, um maior conjunto de bens e serviços, que também são essenciais, e vêm complementar as festividades nesta quadra".

Segundo a estatal, no processo de selecção dos fornecedores do cartão de consumo, foi realizado um concurso no mercado nacional, e foram convidadas várias empresas a participar. Apresentaram propostas os supermercados Kero, Nosso Super, Shoprite e Candando. Mas as "soluções mais competitivas", quer em termos de preços, quer em termos de oferta, qualidade, variedade e comodidade para o trabalhador foram apresentadas pelas empresas Kero e Candando.

De forma a concretizar a sua opção cada colaborador receberá uma mensagem individual, para proceder à sua escolha e validar a superfície comercial que lhe for mais conveniente - Kero ou Candando - indicando onde pretende utilizar o seu cartão de consumo. Com base nesta decisão será criado e activado o seu cartão.

O cartão consumo do Candando poderá também ser utilizado na Wammo e na farmácia Cuida+. A Wammo vende electrodomésticos, produtos de electrónica e de alta tecnologia. A Cuida+ oferece serviços integrados de saúde, desde medicamentos, a análises de saúde de rotina ou tratamentos de estética.

A Sonangol acrescenta que manter esta oferta institucional, neste período de crise, em que a empresa atravessa grandes dificuldades financeiras, implicou um exercício cuidadoso que garantiu a racionalização de despesas e poupanças efectivas, ao mesmo tempo que se preservaram os benefícios e o bem estar dos colaboradores. Destaca ainda que com este exercício de gestão, "foi possível obter uma redução significativa no valor anual a suportar pela Sonangol com as referidas ofertas. Este valor passou de 60 milhões de dólares por ano gastos em cabazes, para um valor equivalente em Kwanzas, de cerca de 6 milhões de dólares, pagos este ano.

Esta poupança é o resultado de um conjunto de decisões alinhadas que passam pela introdução do cartão de consumo, mas também pela actualização do número pessoas beneficiadas e pela revisão do valor do plafond atribuído a cada colaborador.