Em Moçambique

Suécia apoia com 843 mil euros a famílias vulneráveis

03 Sep. 2020 Mundo

O governo da Suécia vai disponibilizar um milhão de dólares para reforçar a assistência a famílias vulneráveis das províncias de Gaza e Inhambane, no Sul de Moçambique, anunciou hoje fonte oficial.

Suécia apoia com 843 mil euros a famílias vulneráveis

O montante vai apoiar a assistência de famílias vulneráveis de 13 distritos das duas províncias, indica uma nota do Ministério da Economia e Finanças distribuída hoje à comunicação social.

A iniciativa, que conta com o apoio das Nações Unidas, enquadra-se nas estratégias do Governo moçambicano para garantir a resiliência de famílias vulneráveis face às mudanças climáticas.

Entre os meses de Outubro e Abril, Moçambique é ciclicamente atingido por ventos ciclónicos oriundos do Índico e por cheias com origem nas bacias hidrográficas da África Austral.

Em Dezembro de 2019, sete distritos do norte da província de Cabo Delgado ficaram isolados devido ao desabamento de uma ponte sobre o rio Montepuez, durante a época das chuvas.

No total, a época das chuvas 2019/2020 provocou a morte de 54 pessoas devido a desastres naturais (sobretudo raios e inundações), e afectou cerca de 65 mil pessoas, muitas com habitações inundadas, segundo dados do Instituto Nacional de Gestão de Calamidades.

 

X