Supermercados Kero e Biocom entregues ao Estado
Os antigos 'homens fortes' do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, Helder Vieira Dias e Leopoldino Fragoso do Nascimento entregaram ao Estado a rede de supermercados Kero e a Companhia de Bionergia de Angola (Biocom), entre outros bens que estavam na posse deles.
Apesar da entrega voluntária, assumida pela Procuradoria Geral da República (PGR), os dois generais, conhecidos como 'Kopelipa' e 'Dino' não escapam de dos processos-crime.
Um comunicado da PGR, a que o VALOR teve acesso, dá conta de que, além dos supermercados Kero e da Biocom, os dois generais entregaram ainda a fábrica de Cimento (CIF Cement), as fábricas de montagem de automóveis (CIF SGS Automóveis) e de cervejas (CIF Lowenda Cervejas) e ainda a CIF Logistica, incluindo todos equipamentos, máquinas e móveis.
Foram também entregues ao Estado a centralidade ‘Vida Pacifica’, composta por 24 edifícios, três creches, dois clubes náuticos, e quatro estaleiros, a centralidade do Kilamba KK 5800, com um total de 271 edificios e 837 vivendas em diferentes níveis de construção.
Foram ainda entregues, neste leque de bens, os edifícios CIF Luanda One e CIF Luanda Two, incluindo todos os equipamentos e móveis.
A nota da PGR de avança também que todos os bens “passam a integrar de forma definitiva, a esfera patrimonial do Estado”, e ressalta que apesar destes bens passarem para a gestão do Estado “não obsta o prosseguimento do processo crime”.
Os dois generais foram ouvidos ontem e são suspeitos de corrupção. Em causa, o processo relacionado com contratos entre o Estado e a empresa China International Fund (CIF).
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...