Girabola Zap
Banco BAI
COMPRA DE TÍTULOS A EMPRESAS

Transacções do BFA sobem 93%

10 Jun. 2020 Mercado & Finanças

Uma semana depois de ter sido anunciado como “Operador Preferencial de Títulos do Tesouro” (OPTT), as transacções do BFA nas operações de compra de títulos às empresas, no âmbito das medidas que visam reduzir o impacto da covid-19 ao sector empresarial, aumentaram 92,8%.

Transacções do BFA sobem 93%

A instituição, que, no balanço anterior, referente a 22 de Maio, aparecia na sexta posição em valores transaccionados com 910 milhões de kwanzas, lidera agora o ranking com 12,7 mil milhões de kwanzas e nove operações. 

O Banco Caixa Angola (BCGA) que, no balanço anterior, liderava a lista das transacções, ocupa agora a quarta posição com os mesmos dois mil milhões de kwanzas transaccionados até 22 de Maio, enquanto o BAI, que ocupava a quarta posição, é a gora a segunda instituição que mais transaccionou com um total de 2.960 milhões de kwanzas. Na terceira posição, aparece o Banco Millennium Atlântico, que transaccionou 2.380 milhões de kwanzas quando, até 22 de Maio, era o responsável pela compra de títulos no valor de 1.464 milhões de kwanzas.

Segundo o relatório do BNA, até de 5 de Junho, foram investidos mais de 26,1 mil milhões de kwanzas na compra de obrigações de tesouros através da linha de liquidez no valor de 100 mil milhões de kwanzas, aprovados para a compra de títulos públicos às empresas.

No total, foram realizadas 65 operações  de compra de Obrigações do Tesouro na plataforma de negociação da Bodiva e participaram 41 empresas. Comparativamente ao balanço anterior, registou-se um aumento de 16,1 mil milhões de kwanzas e de 14 empresas.