Transferência mais cara do futebol custou 222 milhões de euros
DESPORTO. Muita polémica e dinheiro estiveram envolvidos naquela que foi considerada a transferência mais cara do futebol. Neymar Júnior sai do Barcelona e entra para o Paris Saint-Germain. De Neymar a James Rodriguez, relembre as transferências mais caras da história desta modalidade.
Neymar da Silva Júnior é o nome que está a fazer correr muita tinta no mundo do futebol e não só. O futebolista, de apenas 25 anos, protagonizou a transferência mais cara de sempre, na semana passada, ao pagar 222 milhões de euros da cláusula de rescisão de contrato com o FC Barcelona, para jogar no Paris Saint-Germain (PSG).
O final da história terminou com a confirmação do clube catalão do depósito dos valores estipulados na rescisão do contrato e a confirmação oficial do clube francês. Numa breve nota no site oficial do Paris Saint-Germain, o clube informou que Neymar assinou por cinco épocas, até Julho de 2022, e que vai jogar com a camisola número 10.
Com a confirmação oficial, o jogador passou a valer quase o dobro da segunda maior transferência do futebol, que foi por 117 milhões de euros. O valor foi pago quando o francês Paul Pogba deixou a Juventus para rumar para o Manchester United.
O pagamento da rescisão do contrato de Neymar efectivou-se depois de Liga espanhola ter recusado o cheque de 222 milhões de euros enviados por emissários de Neymar. O presidente da organização que representa os clubes e organiza o campeonato em Espanha, Javier Tebas, chegou a acusar o Paris Saint-Germain de concorrência desleal, “doping financeiro” e das injecções de capital terem proveniência de países estrangeiros, como o Qatar.
Antes de ter destronado Paul Pogba do ‘pódio’, Neymar já fazia parte da lista das 10 transferências mais caras do mundo. Neymar saiu, em 2013, do clube brasileiro Santos para o Barcelona por mais de 80 milhões de euros.
Na lista das cinco maiores transferências mundiais e que agora é ocupada por Neymar, fazem parte jogadores como Paul Pogba, Gareth Bale, Cristiano Ronaldo e Gonzalo Higuaín. Gareth Bale assinou pelo clube espanhol, Real Madrid, depois de deixar o Tottenham, por 101 milhões de euros. A transferência de Bale, em 2013, fez na altura “descoroar” o português Cristiano Ronaldo da primeira posição, que se tinha transferido do Manchester United para o Real Madrid por 94 milhões de euros. O ‘top 5’ é ocupado pela transferência de Gonzalo Higuain, que, no ano passado, deixou o Napolis, tendo rumado para a Juventus por 90 milhões de euros.
De Barcelona a Paris: Polémica e dinheiro juntos
O brasileiro entra em Paris como já o tinha feito em Barcelona. O facto volta a envolver muito dinheiro e muita polémica a volta da transferência, misturada com a ira de alguns adeptos de Barcelona que o acusam de ser “interesseiro” ou como eles preferem “pesetero”.
Em 2011, o Barcelona terá assinado um contrato com Neymar, em que o jogador receberia 40 milhões de euros para assinar no futuro. Na altura, foi considerado que o referido contrato poderia constituir crime de corrupção privada pela justiça de Espanha, pela alteração do mercado livre de contratação de futebolistas.
Depois dessa “polémica” do contrato futuro surgiu o delito fiscal depois da transferência e o contrato para o clube de Barcelona. O clube chegou a anunciar que o valor da transferência custou 57,1 milhões de euros, quando, na verdade, estiveram mais de 80 milhões de euros envolvidos.
Os mais de 80 milhões de euros apurados por uma investigação da justiça espanhola ao clube presidido por Josep Maria Bartolomeu fez com que os catalãs pagassem duas multas no valor total de 5,5 milhões de euros, por terem sido provada as irregularidades fiscais na contratação de Neymar.
JLo do lado errado da história