BRASIL

Tribunal Supremo desbloqueia contas de Odebrecht

28 Sep. 2016 Sem Autor Mundo

Um juiz do Supremo Tribunal Federal do Brasil decidiu desbloquear as contas bancárias do empresário Marcelo Odebrecht, ex-presidente e herdeiro do maior grupo de construção do país, preso devido ao caso de corrupção na petrolífera estatal Petrobras.

De acordo com a Lusa, esta decisão preliminar de descongelar as contas pessoais de Odebrecht e de outros três executivos do grupo (César Ramos Rocha, Márcio Faria da Silva e Rogério Santos de Araújo), tomada na terça-feira pelo magistrado Marco Aurelio Mello, surge depois de as mesmas terem sido bloqueadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU), organismo auditor do Estado.

O mesmo juiz, que tinha já desbloqueado contas da própria empresa e também da construtora OAS, considera que o congelamento coloca em risco a vida financeira das empresas e dos seus executivos e alegou que o TCU não podia bloquear as contas e bens.

A 17 de Agosto, o TCU determinou o bloqueio de bens, com duração de um ano, das empreiteiras Odebrecht e OAS e de oito pessoas, nomeadamente o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli, o ex-director da mesma petrolífera Renato Duque, o empresário Marcelo Odebrecht e de cinco ex-funcionários das construtoras.