Trilogia poética conta tradição oral
LITERATURA. Lopito Feijóo lança o mais recente livro ‘Doutrinárias Lâminas Doutrinárias’, que aborda a tradição oral angolana do passado, presente e futuro. É o primeiro volume de uma inédita trilogia do poeta, ensaísta e crítico literário, cujo acto de apresentação e lançamento está marcado para amanhã, no Centro Cultural Português, em Luanda.
A obra poética ‘Doutrinárias Lâminas Doutrinárias’, de Lopito Feijóo, é apresentada amanhã, 9 de Outubro, pelas 18h30, no Centro Cultural Português, em Luanda, É publicada pela Editora Acácias, em parceria com o Instituto Camões-Centro Cultural Português de Luanda.
A obra comporta 60 textos divididos em três partes. Este ano, vai ser lançado o primeiro volume, que é uma inédita trilogia poética na qual fez recurso a fórmulas e estruturas da imensa tradição oral angolana “ainda virgem”, como explica o autor. Lopito Feijóo resume o livro como versifica em jeito épico o passado recente, o presente e o futuro da próspera Angola que as demais camadas sociais da população almeja, por via adiado sonho de sempre”.
E, para o próximo ano, prevê o lançamento de mais dois volumes da trilogia. As pesquisas, segundo o autor, resultam de “profundas reflexões” de natureza política, social, económica e cultural de Angola, em três momentos distintos da vida dos angolanos, nomeadamente: o passado, o presente e o porvir das populações de Angola.
Livros de Lopito Feijóo:
‘Doutrina’, ‘Me Ditando’, ‘Rosa Cor-de-Rosa’, ‘Cartas de Amor’, ‘Na Idade de Cristo’, ‘Poesia declamada em CD’, ‘O Brilho do Bronze – Haikais’, ‘Marcas Da Guerra’, ‘Percepção Íntima & Outros Fonemas Doutrinários’, ‘Lex & Cal Doutrina’, ‘Andarilho e Doutrinário’, ‘Auto Gráfia’, ‘Poesia declamada, em CD’, ‘Desejos de Aminata’ , ‘Coração Telúrico’, ‘ReuniVersos Doutrinários’, ‘Pacatos & Doutrinários Recados’, ‘Imprescindível Doutrina Contra’. Tem livros traduzidos para francês, inglês, italiano e tem colaboração dispersa em publicações de Angola, Portugal, França, Espanha, Brasil, EUA, Moçambique, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Nigéria e etc.
Lopito Feijóo, de 55 anos, natural de Malanje, é co-fundador da Brigada Jovem de Literatura de Luanda, em 1980. Do Colectivo de Trabalhos Literários Ohandanji, em 1984. É membro União de Escritores de Angola e ainda da Academia Angolana de Letras. Desde 2004, preside à Sociedade Angolana do Direito de Autor (SADIA), dirigindo a Gazeta dos Autores, órgão de divulgação dessa instituição. Académico fundador (2014) da ALPAS 21 - Academia de Artes Letras e Ciências do Estado brasileiro do Rio Grande do Sul, ocupa a cadeira número 1 para estrangeiros. ‘Van’ comemora 40 anos
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública