Trocas com o exterior registam saldo positivo
A Balança de Pagamentos do país fechou o exercício económico de 2020 com um saldo positivo de 1,7 mil milhões de dólares na sua conta corrente, representando 2,9% do Produto Interno Bruto (PIB).
Os dados foram avançados pelo director do Departamento de Estatística do Banco Nacional de Angola (BNA), Joel Fute.
Segundo o técnico, não obstante a queda acentuada de produção e do preço médio do barril de petróleo e consequentemente a redução do valor das exportações de bens em 40%, comparado com 2019, manteve-se um saldo positivo da conta corrente de 1,7 mil milhões de dólares que representa 2,9% do PIB.
Acrescentou que a redução que se tem vindo a registar nas importações nos últimos anos, resulta de vários factores, sobretudo, o esforço do Executivo para substituir as importações com a produção local e as medidas implementadas pelo BNA.
Essas medidas, segundo o gestor, têm assegurado a legitimidade dos pagamentos em moeda estrangeira referente à importação de mercadorias e os pagamentos de serviços ao exterior, eliminando na maior extensão possível as transferências indevidas da moeda estrangeira.
Joel Fute declarou ainda que as políticas monetárias e cambiais seguidas pelo BNA e que determinaram em grande parte a contenção do nível de liquidez em moeda nacional e a evolução da taxa de câmbio, concorreram também para limitar as importações.
A ocorrência da pandemia que provocou um abrandamento significativo na actividade económica e na procura de bens e serviços com destaque para o combustível que registou uma redução de valor superior a mil milhões de dólares nas importações, contribuiu igualmente para a redução das importações.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...