Girabola Zap
Banco BAI
Beirute/Explosões

UE prepara envio urgente de ajuda

05 Aug. 2020 Mundo

A União Europeia está a preparar o destacamento urgente de meios para ajudar as autoridades libanesas, na sequência das violentas explosões em Beirute, que fizeram mais de cem mortos, anunciou hoje a Comissão Europeia.

UE prepara envio urgente de ajuda

A União Europeia (UE) está a preparar o destacamento urgente de meios para ajudar as autoridades libanesas, na sequência das violentas explosões em Beirute, que fizeram mais de cem mortos, anunciou hoje a Comissão Europeia.

“O Mecanismo de Protecção Civil da UE está agora a coordenar o destacamento urgente de mais de 100 bombeiros altamente treinados, com veículos, cães e equipamento, especializados em busca e salvamento em contextos urbanos”, segundo um comunicado do comissário europeu para a Gestão de Crises, Janez Lenarcic.

Os meios disponibilizados por Bruxelas, depois da activação do Mecanismo de Protecção Civil da UE a pedido de Beirute, irão trabalhar com as autoridades libanesas.

O executivo comunitário destaca ainda que a Holanda, a Grécia e a República Checa confirmaram já a sua participação nesta operação e que a França, Polónia e Alemanha ofereceram ajuda através do mecanismo.

Duas fortes explosões sucessivas sacudiram Beirute na terça-feira, causando mais de uma centena de mortes e mais de 4.000 feridos, segundo o último balanço feito pela Cruz Vermelha.

As violentas explosões terão tido origem em materiais explosivos confiscados e armazenados há vários anos no porto da capital libanesa.

X