INVENTOR CANADIANO COM IDEIA 'REVOLUCIONÁRIA'

Um avião de Nova Iorque ao Dubai em 24 minutos

Um inventor canadiano parece ter encontrado uma solução para os voos intermináveis a atravessar o Atlântico ou o Pacífico: um avião capaz de viajar 24 vezes mais depressa do que o som, que levaria, por exemplo, os passageiros de Londres a Nova Iorque em apenas 11 minutos.

O desenho conceptual do engenheiro Charles Bombardier mostra um avião chamado ‘Antipode’, com quatro asas e capacidade para 10 passageiros, que usaria motores de foguetão para descolar. O jacto privado seria destinado a executivos e líderes mundiais.

O desenho aparelho surge apenas alguns meses após Bombardier ter revelado o seu conceito para um outro avião ultra-rápido, o ‘Skreemr’. Este teria capacidade para 75 passageiros e faria a viagem de Londres a Nova Iorque em meia hora. Mas, já na altura, a Bombarbier destacava o principal problema desse projecto: não há abundância de materiais que resistam ao calor que se gera quando se viaja a velocidades várias vezes superiores à do som.

O ‘Skreemr’ dependia da propulsão por ‘scramjet’, um tipo de motor que funciona através da combustão de oxigénio líquido extraído da atmosfera quando esta passa através da nave. Por não ter de transportar combustível, um avião assim torna-se mais leve e rápido. O problema está na velocidade necessária para fazer um motor destes funcionar, que se tornaria desconfortável para os passageiros e provocaria dificuldades aos materiais devido ao calor.

Charles Bombardier parece ter resolvido pelo menos a segunda parte do problema com o ‘Antipode’. Este novo conceito de avião tem a capacidade de usar jactos de ar frio para arrefecer a frente do avião e as asas. Entradas de ar no ‘nariz’ do avião permitiriam a entrada destes jactos para percorrerem o corpo do avião e o arrefecerem. Mas como o próprio inventor admitiu, em entrevista à revista Forbes, o ‘Antipode’ também tem os seus problemas. Por exemplo, as entradas de ar no avião funcionam bem em naves como vaivéns espaciais, mas não são muito boas para arrefecer o ‘Antipode’ porque este tem asas. “A configuração do Antipode não tem a forma ideal nesse aspecto”, afirmou Charles Bombardier.