Unita volta a pedir comissão de inquérito

02 Dec. 2020 Economia / Política
Unita volta a pedir comissão de inquérito
D.R

Deputados da Unita abordam, nesta quarta-feira, 2, em conferência de imprensa, o pedido da criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), remetido à Assembleia Nacional na primeira quinzena deste mês.  

Uma nota do gabinete do presidente do maior partido na oposição, Adalberto Costa Júnior, não avança detalhes sobre o tema, mas não é a primeira vez que o ‘galo negro’ exige inquéritos desta natureza. Em outras circunstâncias, chegou a exigir uma CPI sobre a gestão da Sonangol e, em Junho deste ano, solicitou outra sobre o “desaparecimento” de 400 milhões de kwanzas do Banco de Poupança e Crédito (BPC).

A Unita, segundo o seu líder parlamentar, LibertyChiaca, é contra a estratégia do Governo de recapitalizar o BPC e propõe que seja, primeiro, feita uma auditoria, uma comissão parlamentar de inquérito, para, só depois de apuradas as falhas de todo o sistema de controlo interno do banco, no qual se inclui também o BNA e o Ministério das Finanças, se definir “em que medida o Governo pode intervir”, no maior banco público.

A iniciativa para a realização dos inquéritos parlamentares compete aos grupos parlamentares, por requerimento dirigido ao presidente da Assembleia Nacional.