UTIP assina contrato de 571 milhões de dólares
INVESTIMENTO. Projecto privado propõe-se abrir centros comerciais em 11 províncias e criar mais de cinco mil postos de trabalhos directos, além da e qualificação da mão-de-obra nacional.
A Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP) e a empresa Shoprite assinaram na semana passada, em Luanda, um contrato de investimento privado com objectivo de edificar e abrir centros comerciais em 11 províncias, avaliado em 571 milhões e 749 mil dólares norte-americanos.
De acordo com o director-geral da Shoprite, Pieter Engelbrecht, o projecto visa “aumentar e potencializar a rede de retalho, abertura de centros comerciais e um armazém, além de melhoramentos em estruturas já existentes e aquisição de bens e equipamentos para fornecer e equipar todas as estruturas comerciais actuais”.
Já o director da Unidade Técnica para o Investimento Privado (UTIP), Norberto Garcia, referiu que o projecto vai “proporcionar a criação de um total de cinco mil e 623 postos de trabalho directos, dos quais cinco mil e 613 serão destinados para nacionais e dez para estrangeiros”.
O projecto, segundo Norberto Garcia, “vai ao encontro da nova política de investimento privado e responde a vários objectivos identificados no Plano Nacional de Desenvolvimento (PND) 2013/2017, ao garantir a promoção de emprego e qualificação da mão-de-obra nacional, propiciar o abastecimento do mercado interno e diversificar a estrutura económica do país”.
Deste modo, a UTIP na qualidade de representante do Estado prestará o apoio institucional necessário através de mecanismos de apoio e acompanhamento em articulação com os demais órgãos do Estado, intervenientes emmatéria do investimento privado. E prevê abranger as províncias de Luanda, Benguela, Huíla, Cabinda, Bié, Lunda-Sul, Kuanza-Sul, Uíge, Huambo, Namibe e Zaire.
JLo do lado errado da história