Volkswagen recompra cerca de 500 mil carros
AUTOMÓVEIS.A construtora alemã tenta travar o julgamento na sequência dos escândalos sobre poluição provocada pelos seus carros, nos Estados Unidos da América
A Volkswagen chegou a um acordo preliminar com o Departamento de Justiça norte-americano sobre o escândalo das emissões de gases. O acordo passa pela recompra por parte do grupo alemão de 482 mil carros.
O grupo comprometeu-se ainda a compensar os proprietários que vendam os carros ou que os mandem arranjar. A par disto, a VW vai criar um fundo para promover iniciativas ecológicas no sector automóvel e, em paralelo, compromete-se a cancelar os créditos dos clientes que tenham pedido financiamento para a compra dos veículos afectados. O acordo final deverá ser obtido até 21 de Junho, mas necessitará de aprovação judicial para poder ser tornado público. A construtora automóvel aumentou ainda as suas provisões entre 13 mil milhões e 25 mil milhões de dólares para o caso do ‘software’ que alterava as emissões de óxidos de azoto de alguns veículos com motor diesel.
Esta decisão implica aumentar os fundos reservados da VW que se situavam nos 7,1 mil milhões de dólares. Este montante destina-se a cobrir as eventuais indemnizações, a reparação dos veículos afectados e ainda a cobrir uma eventual multa do Departamento de Justiça dos Estados Unidos.
A Volkswagen explicou, entretanto, que os acordos têm de ser finalizados nos próximos meses e que seriam incorporados no “acordo global”, no qual se inclui também a Comissão Federal de Comércio (FTC) que, no mês passado, apresentou uma queixa contra a empresa por publicidade enganosa dos veículos diesel. A VW informou ainda que as investigações criminais não são afectadas pelo acordo.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública