Zelensky pede sanções contra a indústria nuclear russa
O Presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, pediu sanções contra a indústria nuclear russa devido à "ameaça" sobre a central nuclear de Zaporijia, a maior da Europa, ocupada pela Rússia e alvo de vários ataques na última semana.
A Rússia está "a tentar intimidar" a população usando a central de Zaporijia, Zelensky disse no no seu discurso diário em vídeo dirigido ao país.
As tropas russas "organizam constantes provocações com bombardeamentos ao território da central nuclear e tentam empurrar forças adicionais nessa direcção para chantagear ainda mais o nosso Estado e todo o mundo livre", disse o líder ucraniano.
Zelensky acusou as forças russas de usarem a área de Zaporijia para bombardearem as cidades vizinhas de Nikopol e Marhanez.
Essas acções, avisou o chefe de Estado, elevam "a ameaça radioactiva à Europa a níveis que não existiam mesmo nos momentos mais difíceis de confronto durante a Guerra Fria".
Zelensky pediu uma "reacção dura". "Diplomatas ucranianos e representantes de estados parceiros farão todo o possível para garantir que as novas sanções contra a Rússia necessariamente bloqueiem a indústria nuclear russa", disse.
Eco
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública