Carlos Rosado  de Carvalho

Carlos Rosado de Carvalho

Economista

As diferenças na comunicação das duas instituições são visíveis na cobertura que os media angolanos fazem dos financiamentos do FMI e BM, muito mais exaustiva e detalhada no caso do Fundo. É pena, porque quanto melhor a informação, maior a pressão para o Governo fazer as reformas que precisam de ser feitas.

 

Segundo se depreende das palavras da vice-presidente do MPLA, numa actividade da OMA, foi o seu chefe nas vestes de Presidente da República e Titular do Poder Executivo que, ouvindo o clamor dos jovens, orientou o governador do Banco Nacional de Angola (BNA) a criar condições para os bancos comerciais concederem créditos bonificados a todos os angolanos para satisfazerem o sonho da casa própria.

 

Os subsídios aos combustíveis terão custado entre 1,144 e 1,275 biliões de kwanzas em 2021, mas na previsão de execução orçamental o Governo só admitiu que gastou 209,8 mil milhões de kwanzas. Isto é, desorçamentou, ou não incluiu no orçamento, à volta de um bilião de kwanzas, números redondos, o equivalente ao orçamento da Educação.

Dividindo os 7,3 biliões de kwanzas da remuneração dos empregados em 2019 pela população empregada no mesmo ano de cerca de 9.750.000 em média, temos um salário médio de cerca de 748 mil kwanzas anuais ou aproximadamente 62.500 kwanzas mensais, à volta de USD 171.