NO PRIMEIRO TRIMESTRE

Catoca produz menos 8%

A Sociedade Mineira de Catoca produziu, no primeiro semestre de 2020, cerca de 3,4 milhões de quilates, registando uma redução de 8% comparativamente ao período homólogo, situação atribuída as limitações impostas pela pandemia da Covid-19.

Catoca produz menos 8%

Em relação ao tratamento de minério, a maior diamantífera nacional tratou cerca de 5,6 milhões de toneladas, menos 9% comparativamente ao mesmo período de 2019, enquanto a massa mineira extraída reduziu 33% para 5,3 milhões metros cúbicos.

 

Os défices registados, entretanto, não preocupam a administração da empresa, segundo o presidente do conselho de gerência e director geral de Catoca, Benedito Paulo Manuel.

“É uma redução que nos deixa confortáveis se considerarmos que estamos a trabalhar com apenas cerca de 30% da força de trabalho, com grandes dificuldades impostas pelo actual contexto” considera, acrescentando que “as empresas do sector dos diamantes vivem dias difíceis” tanto pela “necessidade de redução significativa do pessoal”, bem como por “os mercados internacionais estarem encerrados, o que implica que as mineradoras não estão a obter receitas”

 

Por força da pandemia a companhia colocou mais de 70% da força de trabalho a cumprir isolamento social domiciliar, assim como viu-se forçada a paralisar uma das centrais de tratamento, assim como alguns equipamentos de grande porte.

Para limitar o impacto negativo da Covid-19, de acordo com nota da diamantífera, a empresa desenvolveu um plano de crise que está a implementar o reajustamento dos volumes dos planos de produção, paralisação de uma das fábricas de tratamento. E ainda suspensão dos trabalhos de prospeção em outras concessões e adiamento de alguns investimentos.

Benedito Manuel garante que, apesar do Plano de Crise, a empresa tem honrado os compromissos com o Estado, com os fornecedores, bem como as suas obrigações salariais com todos os trabalhadores. Localizada na Província da Lunda Sul, a Sociedade Mineira de Catoca é a quarta maior mina do mundo, explorada a céu aberto, responsável por mais de 75% da produção de diamantes do País

 

 

X