Receitas do Porto do Lobito caem 12%
O volume de negócios do Porto do Lobito caiu 12,5% em 2020, para 10,5 mil milhões de kwanzas, diante dos 12 mil milhões registados em 2019, indicam dados do presidente do Conselho de Administração, Celso Rosas, citados pela Angop.
Durante a leitura do balanço anual, Celso Rosas adiantou que as receitas deste ano resultaram da movimentação de 930 440 toneladas de carga importada e 80 305 toneladas de carga exportada, em operações que envolveram 325 navios."A pandemia da Covid-19 causou um impacto brutal sobre os resultados das operações da nossa empresa, devido à redução da procura de navios”, lamentou.
Segundo o gestor, o Porto deve aos clientes uma quantia estimada em 11 500 milhões de kwanzas e está a empreender um grande esforço financeiro para liquidar a dívida, tendo a receber 17 879 milhões de kwanzas de clientes, uma situação que está a ser negociada.
"Melhoramos a nossa relação com o Caminho-de-Ferro de Benguela e com a Administração Geral Tributária, o que nos permitiu desenvolver pacotes comerciais mais atractivos com vista à promoção de negócios de transportação e importação, sobretudo de minérios, no Corredor do Lobito”.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...