Governadora de Luanda encabeça campanha de limpeza
O Governo de Luanda promove uma ‘Mega Campanha’ de limpeza, no dia 15 de Fevereiro, em toda província, com a intenção de estancar a “onda crescente de lixo”.
A campanha, de acordo com um comunicado do Governo de Luanda, será “encabeçada” pela governadora Joana Lina, que sairá a rua para “a necessária mobilização dos munícipes de toda a capital, na intenção de dar à Luanda, a imagem que a carateriza”
O governo de Luanda conta com a participação de todos para garantir que as ruas estejam “mais limpas e saudáveis e assevera que o engajamento de todos, nesta mobilização, seja fundamental e indispensável”, lê-se no comunicado.
Nas últimas semanas, o ‘cartão postal’ da cidade tem sido os amontados de lixo que se vê por todas as artérias. Bermas, estradas e ruas transformaram-se em lixeiras.
Recentemente, Joana Lina reconheceu a “preocupante” situação dos amontoados do lixo na capital, prometendo encontrar mecanismos para rapidamente ultrapassar a situação.
Em Dezembro de 2020, Joana Lina suspendeu o contrato com seis operadoras de limpeza e recolha de resíduos, por incapacidade de suportar o pagamento contratual, indexado ao dólar, em kwanzas, face à acentuada desvalorização da moeda.
Algumas empresas removeram assim os contentores dos locais onde recolhiam os resíduos, que são agora a ser depositados no chão.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...