VDS
NO RANGEL, EM LUANDA

Jovens formalizam negócios com oferta de quiosques

10 Nov. 2021 (In) Formalizando
Jovens  formalizam negócios com oferta de quiosques

O projecto Quiosques Kala-kala, lançado em Maio deste ano pela ONG Acção Humanitária Angola Unida (ACHAU), no Distrito do Rangel com objectivo de promover o autoemprego na comunidade, entregou mais 5 quiosques a novos beneficiários depois das primeiras cinco entregues na véspera do lançamento.

Os quiosques são oferecidos a residentes do distrito que têm alguma arte e trabalham na rua. Estão equipadas para trabalhos de barbearia, corte e costura, sapataria, electrónica, manicure e pédicure e salão de beleza, em contrapartida os beneficiários devem cuidar bem dos quiosques, não vendendo neles outros produtos que não sejam os registados na entrega.

Para além de receberem os quiosques os selecionados são orientados a legalizarem os seus negócios e passam a pagar a energia que usam no espaço. 

Por outro lado, os beneficiários que não pagam nada e que são escolhidos de forma aleatória devem trabalhar com pelo menos um ajudante que deverá aprender a mesma actividade e posteriormente beneficiar também de um quiosque. É ainda obrigação de quem recebe o quiosque manter limpo o local em que trabalha num perímetro mínimo de 200 metros.

Sebastião Silva responsável do projecto reitera que os que não cumprem as orientações lhes são retirado os quiosques, e conta que três beneficiários da primeira entrega já perderam os por terem se desviado dos objectivos dos mesmos.