Anúncio de subscrição
Banco português

Abanca na liderança para adquirir EuroBic

Os espanhóis do Abanca estão em melhores condições para adquirirem o EuroBic, banco português criado pelos accionista do angolano BIC, segundo a imprensa portuguesa, que fala em negociações exclusivas.

Abanca na liderança para adquirir EuroBic

Depois de uma lista de cinco finalistas, três interessados passaram para a fase seguinte. O Novo Banco e o fundo americano Apollo completavam a lista, mas o Novo Banco viu a possibilidade interrompida por decisão do Banco Europeu. 

Abanca foi o primeiro a manifestar interesse na aquisição do banco na sequência do ‘Luanda Leaks’ que levou Isabel dos Santos a decidir sair da estrutura accionista. Depois de um pré-acordo para a aquisição dos 42,5% da empresária, estabelecido em Janeiro de 2020, os espanhóis estabeleceram acordo semelhante com outros accionistas para a aquisição de 95% da instituição.

No entanto, o acordo não avançou porque “queriam um preço muito baixo e nós não aceitamos”, revelou ao Valor Económico, em Outubro de 2020, Fernando Teles, detentor de 37,5% do banco. Surgiram outros interessados e os accionistas elaboraram uma lista de cinco.

Completam a estrutura do banco Luís Cortez dos Santos, Manuel Pinheiro Fernandes e Sebastião Bastos Lavrador, todos com 5%, igual participação reservada a um grupo que aparece designado como outros.