Abertas inscrições para o recrutamento dos membros das assembleias de voto
A Comissão Nacional Eleitoral (CNE) procede hoje (20) à abertura das inscrições para o recrutamento dos membros das mesas das assembleias de voto e demais agentes eleitorais. O anúncio foi feito através de um comunicado indica que as inscrições se estendem até domingo (23 de Julho).
Os candidatos devem possuir, como requisitos, a cidadania angolana, ter capacidade eleitoral activa (maior de 18 anos e ter efectuado ou actualizado o registo eleitoral), residir preferencialmente no respectivo município em que se inscrevem e possuir como habilitações mínimas a 8.ª classe nas zonas rurais e a 12.ª nas zonas urbanas.
Os candidatos devem ainda saber ler e escrever em língua portuguesa. O comunicado sublinha que ter sido membro das assembleias de voto nas eleições anteriores é um requisito preferencial. No acto de inscrição, os candidatos devem fazer-se acompanhar de fotocópias do bilhete de identidade ou da cédula pessoal, do cartão de eleitor e da declaração ou certificado de habilitações literárias, além de duas fotografias tipo passe.
O período de selecção decorre entre 24 e 26 deste mês, enquanto a publicação dos candidatos apurados é feita entre 27 e 28.
Os interessados deverão fazer a sua inscrição e entrega da documentação solicitada na Comissão Municipal Eleitoral da sua área de residência. Num outro comunicado, a CNE dá conta da abertura das inscrições, também hoje, para o recrutamento e selecção dos candidatos aos centros de escrutínio.
As inscrições têm a duração de dois dias. Entre os requisitos, destaca-se o facto de os candidatos deverem possuir como habilitações literárias mínimas a 12.ª classe, ter conhecimento de informática e de manuseamento de equipamentos electrónicos portáteis, disponibilidade de horário total, experiência em arquivo e documentação e não ter nenhum impedimento de deslocação no território nacional.
Os interessados deverão fazer a sua inscrição e entrega da documentação solicitada no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda. O processo de credenciamento dos delegados de lista para as eleições deste ano vai conhecer um novo formato, com a CNE a delegar aos partidos a responsabilidade de credenciarem os seus delegados.
A CNE fica apenas com a responsabilidade de fornecer todo o equipamento para o efeito, informou ontem (19) o comissário Lucas Quilundo.
Secretário de Estado admite que Angola continua “a perder muito dinheiro” com...