Abertura das comportas das barragens pode causar escassez de produtos agrícolas
AGRICULTURA. Unaca sugere apoio do Governo com meios para a pesca artesanal enquanto os campos estiverem inundados.
Com a abertura das comportas das barragens Hidroeléctricas de Laúca (Malanje) e Cambambe (Cuanza-Norte), devido à subida do caudal do Rio Kwanza, vários campos agrícolas a nível da província de Luanda e do Icolo e Bengo sofreram inundações que poderão provocar atrasos na produção de vários produtos agrícolas, segundo informou José dos Santos, presidente da Unaca- Federação das Associações de Camponeses e Cooperativas agropecuárias de Luanda.
Embora a abertura das comportas das duas barragens tenha sido uma medida com a finalidade de garantir a manutenção, segurança e durabilidade dessas infra-estruturas, o sector agrícola acabou por arcar com as consequências negativas do acto.
José dos Santos explica que, a nível de Luanda, constam das áreas mais afectadas pelas inundações a zona do Bita da Baixa do Kwanza, no município do Kilamba, e a zona do Tombo, Massola, além da Ponta Seca, a foz do rio Kwanza, no município de Belas, todas elas parcialmente.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
Levantamento diário cumulativamente nos ATMs passa para 180 mil kwanzas