Acordos com namibianos à vista
A vice-primeira-ministra e ministra das Relações Internacionais e Cooperação da República da Namíbia, Netumbo Nandi-Ndaitwah, que chefia uma comitiva de empresários do seu país que visita Angola, desde segunda-feira, 14, deverá rubricar três instrumentos jurídicos.
O ‘Memorando de entendimento sobre cooperação no domínio do comércio, investimento e promoção da cooperação industrial’, o ‘Acordo que estabelece as regras provisórias de operação conjunta do aproveitamento hidráulico do Calueque’ e o ‘Projecto de acordo para a criação do fórum de negócio entre as câmaras de comércio de Angola e da Namíbia’ são os instrumentos que juntam as partes em Luanda.
De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (Mirex), a missão dos empresários namibianos, que permanecerá no país até ao próximo dia 21 de Fevereiro, inscreve um encontro bilateral a nível ministerial e sectorial em que participarão também os titulares das Relações Exteriores, Finanças, Indústria e Comércio, Transportes, Agricultura e Pesca e Energia e Águas.
O calendário da visita enquadra ainda deslocações ao Bengo e ao Cuanza-Sul, para observar empreendimentos económicos, com destaque para as plantações de banana, fábrica de descartáveis, produtos sanitários, cosméticos e detergentes, além de Indústrias têxtil e de biscoito. Em Luanda, os namibianos estarão na Zona Económica Especial (ZEE) para constatar ‘in situ’ a fábrica de plástico, produção de vidro e linha de montagem de tractores.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações