Administração Biden anuncia segunda cimeira África-EUA para 2022
Os Estados Unidos anunciaram, na semana passada, que vão acolher, no próximo ano, a segunda cúpula de cimeira EUA-África “como parte do compromisso da administração Biden em revitalizar as parcerias e alianças globais”.
“Esta cimeira continuará os esforços para fortalecer os laços com os parceiros africanos com base nos princípios de respeito mútuo e interesses e valores partilhados. Também servirá como uma oportunidade para ouvir e colaborar com os homólogos africanos em áreas-chave que os EUA e África definem como críticas para o futuro do continente e da nossa comunidade global”, lê-se na página oficial da Casa Branca.
A primeira cimeira decorreu em Agosto de 2014 por iniciativa do então presidente norte-americano Barack Obama. Participaram 50 líderes africanos, 37 dos quais chefes de Estado, e Angola esteve representada pelo então vice-presidente Manuel Vicente. Diversas empresas privadas norte-americanas aprovaram um pacote financeiro de 14 mil milhões de dólares para investir em Áfric com o objectivo de controlar a tendência crescente da influência chinesa.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’