AGT faz consulta pública sem ouvir associações empresariais
A Administração Geral Tributária (AGT) procedeu, nesta terça-feira, à consulta pública sobre a criação do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas, sem a presença das duas maiores associações empresariais do país, nomeadamente a Associação Industrial de Angola (AIA) e a Associação das Indústrias de Bebidas de Angola (AIBA).
Segundo o técnico da AGT Leonildo Manuel, das três associações convidadas, somente o Grupo Técnico Empresarial respondeu ao convite. Informação contrariada pelo representante da AIA, José Severino, que nega ter recebido qualquer convite da referida instituição para participar da auscultação.
Apesar do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Colectivas prever simplificar 13 impostos, José Severino antevê empecilhos na aplicação. “Não há contabilistas suficientes para atender às pequenas e médias empresas, porque a maior parte dos empreendedores não tem noção de contabilidade”, alerta.
A consulta pública de auscultação sobre a criação do referido imposto começou a 31 de Dezembro e termina a 31 de Janeiro.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações