Aker Solutions anuncia contrato com a BP
PETRÓLEO. De origem norueguesa, empresa tem uma parceria com o empresário Pedro Godinho, detendo 49% das participações.
A empresa de origem norueguesa Aker Solutions anunciou um contrato para fornecer modificações ‘brownfield’, manutenção e apoio às operações dos campos do Bloco Plutónio, operados pela BP.
Sem avançar o valor do acordo, a empresa explica que o trabalho “abrange o fornecimento de serviços de engenharia, aquisição e construção para projectos ‘brownfield’ nos navios flutuantes de produção, armazenamento e descarregamento (FPSO) localizados em cada campo”.
Isso inclui, acrescenta em comunicado, “suporte para actualizações em sistemas de processo, de produtos químicos e de apoio marítimo, bem como a reforma de tubulações e equipamentos antigos”. “Estamos muito satisfeitos em apoiar a BP em Angola, um mercado importante para a Aker Solutions”, comentou Luís Araújo, director executivo da empresa.
“Temos um forte histórico de entregas bem-sucedidas em Angola, tendo fornecido suporte submarino a projectos importantes como Dalia e Kaombo. Agora, estamos satisfeitos em expandir essa oferta para incluir serviços de manutenção, modificações e operações.”
A Aker Solutions trabalha em Angola desde 1998 e conta actualmente com mais de 270 funcionários. É detentora de 49% da parceira AKER Solutions Entreprises, empresa de direito angolano que resulta da parceria com Prodiamam Oil Services, detentora dos restantes 51% e que tem como líder o empresário Pedro Godinho, que é também responsável máximo da Aker Solutions Entreprises. Em 2016, inaugurou o seu primeiro estaleiro como resultado de um investimento de 10 milhões de dólares. Localizado na base da Sonils, a instalação foi apresentada, na altura, como uma solução para alargar a capacidade de montagem e testes de equipamentos subaquáticos que a empresa estava a fazer para o Projecto Kaombo, localizado no bloco 32, operado pela Total E&P Angola.
A Aker Solutions, no relatório de 2017, informa que investiu, em Dezembro, cerca de 300 mil dólares em arrendamento de propriedade e mais de 200 mil dólares em consultoria pela participação na Aker Solutions Entreprises.
Nesse período, a empresa obteve receitas, em Angola, de cerca de 111,2 milhões de dólares.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...