Alemães votam hoje
Os alemães vão hoje às urnas para eleições legislativas com todas as sondagens a atribuírem uma vitória à União Democrata-Cristã (CDU) da chanceler Angela Merkel, embora aquém da maioria parlamentar, prevendo-se, por isso, longas negociações para uma coligação.
Os colégios eleitorais na Alemanha abriram neste domingo (24), às 3 horas locais, para as eleições gerais nas quais 61,5 milhões eleitores foram convocados às urnas para escolher os seus representantes no Parlamento e seu futuro Governo. Além disso, as sondagens prevêem que o partido ultradireitista Alternativa para a Alemanha (AfD) vai entrar para o Bundestag como terceira força parlamentar, com cerca de 11% dos votos.
Algumas iniciativas também serão votadas em forma de referendo em certas regiões e cidades. Em Berlim, os eleitores são convidados, por uma iniciativa popular que recolheu assinaturas suficientes para forçar a convocação da consulta, a pedir ao governo da cidade-estado para abandonar os planos de encerramento do aeroporto de Tegel.
Em Bremen, os cidadãos terão que decidir sobre uma ampliação da legislatura do parlamento regional de quatro para cinco anos.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública