Angola ascende sete posições no ‘ranking’ do Banco Mundial
Angola ascendeu sete posições no ´Ranking’ do Banco Mundial, no conjunto das economias no sector eléctrico, de acordo com o documento distribuído hoje (04) à Angop, em Luanda, pelo Instituto Regulador dos Serviços de Electricidade e Água (IRSEA).
Segundo a nota, no final do mês de Outubro, o Banco Mundial publicou o Relatório ‘Doing Bussiness 2018’, que avaliou até 30 de Junho de 2017, um conjunto de 190 economias mundiais, no qual Angola deixa a posição 182 para 175, cujo resultado no conjunto dos serviços avaliados, obteve uma pontuação de 1,38, num máximo registado em +6,33 curiosamente obtido por outro pais da região Austral, o Malawi.
A fonte indica, igualmente, que sendo também de registo que a maior parte das economias tiveram uma variação abaixo de +1 e que apenas 39 países tiveram uma pontuação negativa, o que espelha a importância assumida para atender a razão das melhorias apresentadas pela entidade promotora desta “ concorrência” entre economias.
No item referente a “obtenção de electricidade”, prossegue o documento, Angola ficou posicionada no lugar 165, melhorando 6 posições comparado ao Relatório de 2017.
Os critérios de avaliação do ranking Doing Business(RDB) 2018 para a obtenção da electricidade, contam o questionário enviado e baseiam-se essencialmente nos factores da qualidade do fornecimento de energia eléctrica(interrupções no serviço) na transparência dos actos, preços dos serviços e prazos para o atendimento das requisições bem como as reformas verificadas no período em avaliação.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...