Angola continua líder, mas perde 116 mil barris para a Nigéria
A ngola é, pelo sexto mês consecutivo, o maior produtor de petróleo da África Subsariana, com o registo de 1,051 face aos 1,014 milhões de barris/dia da Nigéria que, em Outubro, voltou interromper a tendência de queda que regista desde o primeiro trimestre deste ano. Segundo os dados da OPEP, referentes a Outubro, baseados nas fontes primárias, a produção de Angola caiu 40 mil barris/dia, face aos 1,091 milhões de Setembro, enquanto a Nigéria produziu mais 77 mil barris em comparação aos 938 mil barris/dia do mês anterior.
Sequencialmente, a diferença entre a produção dos dois países passou de 153 para 37 mil barris/dia. Ou seja, a Nigéria recuperou cerca de 116 mil barris/dia.
A Nigéria perdeu o título de maior produtor para Angola em Maio quando produziu menos 195 mil barris/dia, face a Abril, fixando a produção em 1,024 milhões de barris/dia. Na ocasião, a produção de Angola também recuou, mais concretamente 21 mil barris/dia para 1,162 milhões. Ou seja, naquele mês, a produção de Angola superou em cerca de 138 mil barris a produção diária nigeriana.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública