ZUNGUEIRA
CABO-VERDE É DOS MAIS ESTÁVEIS EM ÁFRICA

Angola distinguida na lista de países lusófonos com retrocessos democráticos

13 Nov. 2025 Economia / Política

ANÁLISE. Instituto V-Dem classifica o país como uma autocracia eleitoral desde o fim da guerra civil em 2002, devido ao controlo do “jogo eleitoral” e às restrições impostas à sociedade civil.

Angola distinguida na lista de países lusófonos com retrocessos democráticos
Mário Mujetes

Um Relatório de Democracia 2025, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), classificou Angola, numa lista de países lusófonos com retrocessos na qualidade das democracias, entre os regimes autocráticos e com instituições “muito débeis e frequentemente violadas”.

A investigação, que apresenta a segunda edição do relatório Variedades de Democracia (V-Dem) em língua portuguesa e dedica, pela primeira vez, uma secção aos países lusófonos, diz ter identificado, em Angola, um “regime autocrático, monopolizado pelo mesmo partido”, o MPLA, desde a sua Independência em 11 de Novembro de 1975.

O Instituto V-Dem classifica o país como uma autocracia eleitoral desde o fim da guerra civil em 2002, devido ao controlo do “jogo eleitoral” e às restrições impostas à sociedade civil.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.