Angola distinguida na lista de países lusófonos com retrocessos democráticos
ANÁLISE. Instituto V-Dem classifica o país como uma autocracia eleitoral desde o fim da guerra civil em 2002, devido ao controlo do “jogo eleitoral” e às restrições impostas à sociedade civil.
Um Relatório de Democracia 2025, do Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE), classificou Angola, numa lista de países lusófonos com retrocessos na qualidade das democracias, entre os regimes autocráticos e com instituições “muito débeis e frequentemente violadas”.
A investigação, que apresenta a segunda edição do relatório Variedades de Democracia (V-Dem) em língua portuguesa e dedica, pela primeira vez, uma secção aos países lusófonos, diz ter identificado, em Angola, um “regime autocrático, monopolizado pelo mesmo partido”, o MPLA, desde a sua Independência em 11 de Novembro de 1975.
O Instituto V-Dem classifica o país como uma autocracia eleitoral desde o fim da guerra civil em 2002, devido ao controlo do “jogo eleitoral” e às restrições impostas à sociedade civil.
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.








“A primeira geração da reconstrução não poderia ser a reconstrução que iria...