Angola já tem a segunda população com mais emigrantes em Portugal
Angola saiu da sexta posição como a nacionalidade com mais emigrantes em Portugal em 2022, para a segunda posição o ano passado, revelam dados da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA).
De acordo com o relatório da AIMA, que relativos a 2023, o número de angolanos em Portugal com residência subiu dos 31.761 para os 55.589, repetindo assim a tendência de crescimento dos últimos cinco anos. Angola fica apenas atrás do Brasil, que se destaca como a nacionalidade com mais emigrantes neste país lusófono.
A tendência de crescimento é também explicada pelas facilidades criadas por Portugal com a criação do visto de residência e de procura de trabalho CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa). Só no ano passado, o número de angolanos que teve a autorização de residência ao abrigo da CPLP cresceu mais de 200%. Foram mais de 24 mil angolanos com o título de residência. A taxa de aprovação dos vistos CPLP para angolanos foi de 89%, revelou o primeiro-ministro português, Luís Montenegro, durante uma visita a Angola, em Julho deste ano.
Angola também é destaque neste relatório como sendo das nações cujo os cidadãos mais solicitaram às autoridades portuguesas pedidos de protecção internacional .Só no ano passado, foram 155 os pedidos de asilo.
Venâncio Mondlene acusa João Lourenço de temer reabertura do processo ‘dívidas ocultas’