Angola negoceia linha de produção com a Volkswagen e Ford
COMÉRCIO. Negociação está a ser liderada pela Zona Económica Especial de Luanda. Se se fechar acordo, as gigantes mundial da indústria automóvel podem iniciar montagem de carros em Luanda.
Angola está a negociar com responsáveis da Volkswagen e Ford, duas das principais marcas de automóveis do mundo, a abertura de linhas de produção no país.
As negociações estão a ser lideradas pela Sociedade de Desenvolvimento da Zona Económica Especial (ZEE), Luanda-Bengo.
Segundo o presidente da ZEE, António Henriques da Silva, que falava em entrevista à Angop as negociações podem permitir com que o país monte localmente e deixe de importar as marcas.
O responsável refere que pretende-se ainda empregar angolanos e aumentar o raio de exportação dessas empresas no mundo.
A concretizar-se, o acordo proporcionará o surgimento de empresas de produção de peças sobressalentes no país. Também servirá de “chamariz” para que outras empresas de referência possam instalar-se no país, conforme os anseios do chairman da ZEE.
“O importante é arrancar e criar confiança da nossa capacidade de acolhimento deste tipo de actividades e melhorar o ambiente de negócios, que passa pela existência de um quadro legal e benefícios fiscais favoráveis”, avança António Henriques da Silva, que deve viajar, nos próximos dias, para a África do Sul, para encontros com responsáveis da Volkswagen.
Festas em Angola deixaram de ser negócio rentável