Angola participa na reunião dos governadores dos bancos africanos
Uma delegação chefiada pela secretária de Estado do Orçamento, Aia-Eza Nacília Gomes da Silva, participa, de 3 a 5 deste mês, em Gaborone, Botsuana, na reunião dos ministros das Finanças e governadores dos Bancos Centrais Africanos, denominado ‘Caucus Africano’.
De acordo com uma nota de imprensa a que a Angop teve acesso hoje (2), o encontro tem como objectivo fortalecer a voz dos representantes do continente em relação às questões do desenvolvimento sócio-económico, do Banco Mundial e Fundo Monetário Internacional.
A decorrer sob o lema ‘Transformação Económica e Criação de Emprego: Uma Focalização na Agricultura’, o evento constitui uma oportunidade ímpar para os líderes africanos, representados pelos seus ministros das Finanças, do Plano e Governadores dos Bancos Centrais, apresentarem de forma conjunta as preocupações que afectam as economias do continente negro, nomeadamente a construção de infra-estruturas e a industrialização dos processos produtivos.
O ‘Caucus Africano’, em Gaborone, deverá ajudar o país a fortalecer a sua relação com as instituições financeiras internacionais, como o FMI, Banco Mundial e o Banco Africano de Desenvolvimento, com vista a mobilizar apoio para as necessidades financeiras de desenvolvimento do país.
Para o encontro, estão agendados seis painéis, que vão analisar temas referentes a política fiscal para o apoio da transformação agrícola em África, o papel do sector privado para o desenvolvimento tecnológico da agricultura, cadeias de valor agrícola e criação de emprego sustentável para jovens e mulheres, e o aprofundamento e inclusão financeira para o apoio do desenvolvimento da agricultura.
Além da secretária de Estado do Orçamento, Aia-Eza Nacília Gomes da Silva, integram o vice-governador do Banco Nacional de Angola, Manuel Dias, técnicos da banca e do Ministério das Finanças.
Criado em 1963, como Grupo Africano de Governadores do Grupo Banco Mundial e do FMI, o Caucus é uma plataforma de concertação dos 54 países africanos para as reuniões do Fundo Monetário Internacional e o Banco Mundial. Angola foi designada líder do Grupo do ‘Caucus Africano’ em 2015, num evento que decorreu de 3 a 4 de Setembro de 2014, no Centro de Conferências de Cartum, no Sudão.
Governo recua e retira Unicargas da lista das privatizações