Angola participa nas reuniões de Primavera nos EUA
Delegação angolana vai participar, durante uma semana, em várias reuniões estatutárias do FMI e do Grupo Banco Mundial, bem como em seminários técnicos e na apresentação de relatórios sobre as perpectivas do ambiente macroeconómico mundial e regional.
Uma delegação angolana, chefiada pelo ministro das Finanças, Archer Mangueira, participa nas reuniões de Primavera das instituições de Bretton Woods (Fundo Monetário Internacional e o Grupo Banco Mundial), que decorre entre 16 e 22 deste mês, em Washington, EUA.
Durante uma semana, a delegação angolana vai participar em várias reuniões estatutárias do FMI e do Grupo Banco Mundial, bem como em seminários técnicos e na apresentação de relatórios sobre as perpectivas do ambiente macroeconómico mundial e regional.
De acordo com uma nota de imprensa do Ministério das Finanças, durante o evento Archer Mangueira manterá encontros com altos responsáveis de departamentos do FMI e do Banco Mundial e com investidores internacionais, organizados por bancos de investimento e parceiros como os bancos VTB, HSBC, Deutche Bank e Goldman Sachs.
Entre os investidores, encontram-se alguns vinculados à próxima operação de emissão de obrigações do Estado nos mercados financeiros internacionais, dando continuidade e consolidação da curva de rendimentos dos títulos angolanos.
Estes encontros visam actualizar o quadro macroeconómico nacional, com particular ênfase o plano macro fiscal e de endividamento, recentes desenvolvimentos da política monetária e cambial e do sistema financeiro do país, consubstanciados no Programa de Estabilização Macroeconómica, assegurando o diálogo regular com os investidores internacionais e potenciar novas oportunidades para a economia nacional.
Além destes encontros, Archer Mangueira também vai participar na conferência de imprensa dos ministros africanos das Finanças, marcada para 21 de Abril. Nesta conferência, onde estarão apenas quatro ministros do continente africano, Angola terá a oportunidade de partilhar com os media internacionais e o público em geral, a evolução económica recente e os esforços que estão a ser feitos para acelerar a implementação da agenda do desenvolvimento do país.
Para este evento, integram a delegação angolana o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José Massano, o secretário do Presidente da República para os Assuntos Económicos, Ricardo Viegas d'Abreu, o secretário de Estado do Planeamento, Neto Costa, entre outras individualidades do país.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...