Angola tem a oitava maior taxa de juro de África e a 14ª do mundo
PREÇOS. Angola é um dos países do mundo em que está cada vez mais caro emprestar dinheiro às instituições financeiras. Economistas apontam como uma das causas as falhas nos dados da inflação que acabam por causar incertezas às empresas e aos bancos.

A taxa de juro praticada no mercado angolano está entre as mais elevadas do mundo, sendo a oitava mais alta do continente africano entre o conjunto de países com dados disponibilizados até terça-feira, 25.
O Comité de Política Monetária (CPM) do Banco Nacional de Angola (BNA) decidiu, na semana passada, após reunião de dois dias, manter a taxa de juro em 19,5%. Uma taxa que se estabilizou nesta ordem desde Maio de 2024, estando anteriormente em 19% em Março e 18% em Fevereiro do mesmo ano.
A decisão do órgão responsável pela política monetária manteve o país entre os que têm a taxa mais elevada a nível mundial. Por exemplo, em África, no conjunto de 49 países com as taxas de juro vigentes divulgadas, posiciona-se como o sétimo com a mais elevada, somente superada pela Serra Leoa com 24,75%, a vizinha República Democrática do Congo com 25% e o Malawi 26%. Constam ainda da lista onde fazer crédito está mais caro o Gana (27%), Egipto (27,25%), Nigéria (27,5%) e Zimbábue (35%).
Num espectro global, Angola sobe seis lugares, figurando 14º a nível mundial com a taxa de juro mais alta. Na linha da frente encontram-se países como a Venezuela (com 59,36%), Turquia (42,5%), Argentina (29%), Irão (23%), Líbano (20%) e Rússia (21%).
A taxa de dois dígitos registada por Angola, responsável pela presidência da União Africana, é superior à de países que se encontram em conflito político e de ataques terroristas como são os casos da Líbia (3%) e Mali e Níger com 5,5% respectivamente. O Botswana com 1,9% e Seycheles com 1,75% são os países com as taxas de juro mais baixas do continente. Já no mundo, a taxa mais baixa é a praticada pelo Japão (0,5%) e Suíça (0,25%).
Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.
TSHISEKEDI, A MULHER QUE CASOU COM OUTRO SEM AVISO