ESPECIALISTAS DEFENDEM APOSTA NA PRODUÇÃO NACIONAL

Angola terminou 2025 com a inflação mais alta e a moeda mais fraca da SADC

14 Jan. 2026 Guilherme Francisco | Mateus Mateus Economia / Política

ANÁLISE. Mercado angolano é dos mais caros para os consumidores e regista, pelo segundo ano consecutivo, a maior variação cambial na Comunidade de Desenvolvimento da África Austral. Mudança de quadro só será possível com o aumento da produção nacional de acordo com economistas.

Angola terminou 2025 com a inflação mais  alta e a moeda mais fraca da SADC
Mário Mujetes

A inflação em Angola atingiu a taxa mais baixa dos últimos 27 meses ao fixar-se em 15,7% no fecho de 2025, ficando 1,3 pontos percentuais abaixo das previsões do Banco Nacional de Angola (BNA). Os preços registaram um decréscimo de 11,8 pontos percentuais comparativamente ao período homólogo e 4,31 pontos face ao exercício de 2023.

O abrandamento não se reflecte, entretanto, na classe dos bens alimentares e bebidas não alcoólicas, já que representam mais de metade da inflação, pesando significativamente no bolso dos consumidores. De igual modo não implicou um melhor posicionamento no conjunto de países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). Pelo contrário, a posição do deteriorou-se.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.