INSTITUIÇÕES EXIGEM RESIDÊNCIA E CONTRATO DE TRABALHO

Angolanos sentem-se aflitos para abrir contas bancárias em Portugal

BANCA. Regras do Banco de Portugal dificultam emigrantes. Lei é de 2017, mas só agora os bancos estão a ‘apertar’. Há angolanos que usam ‘esquemas’ para conseguir movimentar contas e não estarem dependentes de amigos ou colegas de trabalho. 

Angolanos sentem-se aflitos para abrir contas bancárias em Portugal

Muitos estrangeiros em Portugal, incluindo angolanos, têm enfrentado dificuldades para conseguirem abrir contas bancárias, quando não possuem cartão de residente ou contrato de trabalho. As imposições portuguesas afectam, em grande medida, angolanos que procuram Portugal para trabalhar e viver.  

“Ter uma conta bancária não é um luxo. É uma necessidade”, dispara Edson Mande, jovem angolano que viu as suas intenções, de abrir uma conta em Portugal, barradas, alguns dias depois de ter chegado ao país europeu para fazer uma formação intensiva. “Fui a duas agências de bancos diferentes e fui barrado, porque não tenho um contrato de trabalho”, conta.Como estudante, tentou abrir uma conta no banco Santander e no Banco Comercial Português, o Millennium BCP. Apesar de apresentar o passaporte, o número fiscal e o comprovativo de morada, não conseguiu. “Não contava. A solução é arranjar um trabalho para conseguir abrir uma conta bancária.”  

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em ‘Assine já’ no canto superior direito deste site.