APIMA quer alteração do imposto do selo
A Associação dos Profissionais Imobiliários de Angola (APIMA) solicitou ao Governo a revogação do decreto que altera o imposto do selo das construtoras de 1% para 7%.
De acordo com o presidente da APIMA, Cléber Corrêa, essa alteração veio tornar o preço das casas mais “caras” num país “cuja população precisa de muitas casas”.
Segundo o líder da APIMA numa publicação na rede social, esse pedido foi feito ao presidente do conselho de administração da Administração Geral Tributária (AGT), José Leiria, num encontro que manteve com os imobiliários na semana passada, em Luanda.
Na reunião os associados da APIMA também solicitaram que a alteração da cobrança de juros e multas que é feita nos pedidos de recolhimento de imposto de transmissão, antigo Sisa, cujos contratos promessa tenham mais de 30 dias. “Prática essa que não era adoptada, embora prevista em Lei, mas que dificulta ainda mais a regularização do parque Imobiliário angolano.”
A APIMA é uma associação sem fins lucrativos constituída em 2009. A entidade tem como missão organizar a actividade associativa dos profissionais imobiliários.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...