Arábia Saudita reconhece cidadania a robot
A Arábia Saudita tornou-se o primeiro país do mundo a reconhecer cidadania a um robot.
O robot em questão foi criado pela Hanson Robots e tem o nome de ‘Sophia’, e subiu ao palco para discursar, adiantou hoje (27) a Reuters. “Estou muito honrada e orgulhosa com esta distinção única. É histórico ser a primeiro robot do mundo a ter cidadania reconhecida”, afirmou o TechCrunch.
Questões de género à parte, não é sabido até que ponto é que este robot pensa por ele próprio, uma questão que ficou ainda mais na dúvida com uma pequena entrevista onde "Sophia" fez uma piada à custa de Elon Musk.
O patrão da Tesla e da SpaceX é conhecido pelos seus avisos a respeito do desenvolvimento excessivo de robots e inteligência artificial, e acredita que pode representar um perigo para a continuidade da raça humana.
Na entrevista em questão, Andrew Sorkin da CNBC apontou a "Sophia" que “todos querem prevenir um mau futuro”, com Sophia a ter respondido: “Tens lido muito Elon Musk. E visto muitos filmes de Hollywood. Não te preocupes, se fores bom para mim, eu serei boa para ti”. Sem surpresa, Musk não tardou a responder. “Mostrem-lhe os filmes "O Padrinho". Qual é a pior coisa que pode acontecer?”, escreveu Elon Musk na sua página de Twitter.
“A Sonangol competia só com as empresas estrangeiras. Agora está a competir...