As lições de 7 famosos para ter uma rotina produtiva
CONSELHOS. São famosos, poderosos e bem-sucedidos nos negócios ou na política, mas não foi da noite para o dia que chegaram a essa condição. Estabeleceram hábitos que fazem questão de seguir rigorosamente.
Mark Zuckerberg:
“Tente fazer o menor número possível de escolhas”
Tomar decisões pode ser angustiante e cansativo. Para Mark Zuckerberg, fundador e chefe do Facebook, isso é ainda mais verdadeiro se tivermos em conta que cada escolha dele pode ter um enorme impacto sobre uma empresa que no mês passado atingiu o incrível valor de 500 mil milhões de dólares na bolsa. Para simplificar a sua vida, Zuckerberg decidiu adoptar uma espécie de uniforme de trabalho, composto por calças jeans, ténis e uma T-shirt cinzenta. Pode parecer um detalhe, mas com isso ele elimina uma decisão desnecessária da sua rotina: a escolha do que vai vestir ao longo do dia. O interessante é buscar algum tipo de componente variável da sua rotina que pode ser transformado numa constante. Ao cortar pequenas decisões, poderá empregar a sua energia para o que realmente importa na sua carreira.
Elon Musk:
“Planeie cada minuto da sua semana”
O presidente da Tesla, Elon Musk, reparte a sua agenda em pequenas janelas de cinco minutos, que são preenchidas meticulosamente todos os dias. O hábito pode ser aproveitado para quem deseja administrar o seu tempo com mais precisão e evitar que certas tarefas consumam tempo demais, por exemplo. Ao estabelecer limites exactos para as suas horas produtivas, o indivíduo consegue perceber oportunidades para optimizar reuniões, eliminar actividades desnecessárias e encontrar mais tempo para a sua vida pessoal.
Sundar Pichai:
“Defina a melhor a sua rotina matinal”
O CEO do Google começa todas as suas manhãs com uma omelete, uma chávena de chá e as notícias do dia. O importante é ter algum tipo de ritual matinal. Isso porque as primeiras horas do dia são nobres: se tiver uma manhã agradável, sentirá mais energia e disposição para enfrentar as tarefas que o aguardam.
Angela Merkel:
“Nunca siga os seus primeiros impulsos”
Considerada largamente como a mulher mais poderosa da Europa e do mundo, a Chanceler alemã, Angela Merkel, diz que nunca toma decisões apressadas. “Para mim, é importante deliberar todas as opções, considerar diversos cenários, e não apenas experimentos teóricos dentro da minha cabeça”, declarou à BBC.
Jeff Bezos:
“Não perca tempo com reuniões"
O CEO da Amazon, Jeff Bezos, tem uma regra curiosa para administrar a sua rotina: não faz reuniões em que duas pizzas não conseguiriam alimentar todos os presentes. É uma forma bem-humorada de dizer que um dos homens mais ricos do mundo nunca se reúne com gente demais. Considera que salas de reuniões cheias geram conversas pouco produtivas.
Richard Branson:
“Tenha papel e caneta sempre à mão”
O magnata britânico Richard Branson, fundador e dono do Grupo Virgin, é praticante de um princípio aparentemente simples, porém poderoso: levar um bloco de notas e uma caneta a qualquer lugar que vá. Quando surge uma ideia, o excêntrico homem de negócios anota imediatamente. “Não sei onde estaria se não tivesse uma caneta à mão para escrever as minhas ideias logo que elas ocorrem”, declarou Branson.
JK Rowling:
“Não espere por aplausos”
Ser capaz de se auto-motivar é um dos grandes diferenciais de quem supera obstáculos na carreira. A escritora britânica JK Rowling, autora da saga Harry Potter, é o maior exemplo disso. Ela conseguiu transformar inúmeras cartas de rejeição do seu projecto editorial e sérias dificuldades financeiras em combustível para não desistir dos seus objectivos. Resultado: a série de livros, que evoluiu para o cinema e televisão, tornou-se um fenómeno de vendas e ela uma das pessoas mais ricas do mundo, segundo a Forbes.
EPAL com escassez de produtos para tratar água da rede pública