Ataque talibã contra instalação policial deixa 22 mortos
Pelo menos 22 pessoas morreram e outras 85 ficaram feridas, na sua maioria membros das forças de segurança, num ataque talibã ocorrido nesta terça-feira (17) contra uma instalação da polícia na província de Paktia, no leste do Afeganistão, indica a AFP.
"Temos mais de uma centena de vítimas entre mortos e feridos. A informação inicial mostra mais de 15 mortos e o restante, cerca de 85 feridos, na sua maioria membros das forças de segurança", afirmou o vice-governador de Paktia, Abdul Wali Sahi.
O Ministério do Interior confirmou num comunicado o fim do ataque com a morte de sete talibãs, depois que dois deles detonaram os explosivos que levavam em dois veículos na porta do quartel, abriu passagem aos outros cinco, que iniciaram um tiroteio que se prolongou durante três horas.
"Neste incidente, o general Toryalai Abyani, chefe da polícia de Paktia, morreu", explicou o Ministério de Interior, sem divulgar mais detalhes sobre o número total de vítimas entre as forças de segurança.
O ataque aconteceu por volta das 9h30 (hora local), no quartel de Gardiz, capital de Paktia, e onde a polícia tem a sua sede principal para as províncias de Paktia, Paktika, Khost e Logar.
O porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid, reivindicou o ataque em um comunicado, no qual confirmou que empregaram dois veículos cheios de explosivos no início da operação contra o quartel: um caminhão e um carro de polícia que tinham roubado antes. "Em ambos ataques dezenas de polícias morreram e houve edifícios que ficaram destruídos", assegurou Mujahid.
Este mesmo quartel já foi alvo de um ataque talibã, no mês de Junho, quando 11 pessoas morreram e 20 ficaram feridas. Nos últimos dois anos e meio, o governo afegão foi perdendo terreno perante os talibãs até controlar apenas 57 por cento do país, segundo o inspector especial geral para a reconstrução do Afeganistão (SIGAR) do Congresso dos Estados Unidos.
Segundo dados dessa mesma fonte, entre Janeiro e Novembro de 2016 pelo menos 6.785 membros das forças de segurança afegãs morreram e outros 11.777 ficaram feridos, em linha com o recrudescimento do conflito.
BCI fica com edifício do Big One por ordem do Tribunal de...