DESPESA COM SUBSÍDIOS NOS ÚLTIMOS 4 ANOS AUMENTA 32%

Aumento no gasóleo provoca subida de preços nos produtos agrícolas e nos transportes

SUBVENÇÃO. Agricultores e transportes prometem aumentar os preços depois da nova subida do gasóleo. APASIIL entende que a medida não afecta a pesca industrial, ao passo que José Severino defende ser uma medida de correção necessária. 

Aumento no gasóleo provoca subida de preços nos produtos agrícolas e nos transportes

O novo aumento do preço do gasóleo volta a mexer com a economia do país, com o sector produtivo a fazer as contas e a concluir que tem agora os custos de produção duplicados. 

A Confederação das Associações de Camponeses e Cooperativas Agropecuária de Angola (Unaca) e a Associação Dos Transportes Colectivos prometem aumentar os preços para se ajustarem.

O Governo decidiu, através do Instituto Regulador dos Derivados do Petróleo (IRDP), aumentar em 50% o preço da venda ao público do gasóleo, saindo de 200 kwanzas em que esteve fixado desde Abril de 2024 para 300 kwanzas, igualando assim o preço da gasolina. A medida enquadra-se no compromisso da retirada gradual da subvenção aos combustíveis por recomendação do Fundo Monetário Internacional (FMI).

José dos Santos, presidente da Unaca avança que o custo de produção poderá encarecer e, “encarecendo o custo de produção, os produtos agrícolas produzidos localmente chegarão à mesa do consumidor a um preço mais alto”, prevê, sem precisar, em termos percentuais, os aumentos a serem efectivados. “O aumento depende muito do quanto cada produtor gasta, em função do custo de produção de cada um. Seria bom se o combustível tivesse uma subvenção para os produtos porque, na verdade, temos que produzir para alimentar a população, isso contribuindo para minimizar a questão da fome”, recorda.

Para ler o artigo completo no Jornal em PDF, faça já a sua assinatura, clicando em 'Assine já' no canto superior direito deste site.